segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Orkut Vs. Facebook

       
Atualmente é quase impossível pensar que a grande rede social da Google, “inaugurada” em 24 de janeiro de 2004 e nomeada segundo seu criador, um dia sequer imaginou alcançar o prestígio que possui. Hoje, o Orkut conta com cerca de 60 milhões de usuários cadastrados no mundo todo.
    Entretanto, o glamour do Orkut é quase completamente voltado apenas para dois países: Brasil e Índia, respectivamente com 50,77% e 20,29% dos usuários da rede. O terceiro colocado, Estados Unidos, já se encontra com uma taxa bem menor: 17,74%.
    Fundado em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook conta atualmente com mais de 400 milhões de usuários cadastrados e destes, 100 milhões o utilizam também via celular. De todos os usuários ativos, ao menos metade efetua login na rede a cada dois dias no mínimo. Apenas 30% dos usuários do Facebook são moradores dos Estados Unidos.
No quesito popularidade, certamente você pôde observar que o Facebook está na dianteira e com uma grande folga com relação ao Orkut, que basicamente só é popular em dois países. O número de perfis falsos (“fakes”) também é muito maior no Orkut, visto que o Facebook possui uma política de monitoramento para tal mais severa, ao menos no quesito “fakes de pessoas reais”.

    
Em ambas as redes (embora no Orkut isso tenha aparecido a partir de 2008) há um campo dedicado ao “status” do usuário. Ele fica logo ao topo da página e é possível digitar um texto livre (com limite de poucos caracteres) que normalmente é utilizado para enviar frases com humor, atividade que esteja fazendo, etc. para seus amigos.
A maior diferença entre as duas aplicações no quesito “interface” certamente são os temas do Orkut. Embora recente, o Orkut agora permite mudar as cores do perfil e até mesmo adicionar um tema que preencha todo o fundo (com disponibilidade de vários tipos), enquanto no Facebook o usuário tem que ficar feliz com a aparência básica da rede.
         No Orkut você possui apenas a opção de comunidades que apresentam uma página principal com imagem e informações e uma parte voltada para o fórum e eventos dela. A seção de enquetes costuma movimentar a comunidade um pouco menos do que os debates do fórum. Você pode acessar suas comunidades a partir da interface principal do aplicativo.

O Facebook possui duas modalidades de “comunidades”: os grupos e as páginas. Em aparência ambos são semelhantes, o que difere é a natureza da função e as informações presentes em cada um deles. Grupos, assim como as comunidades, são movimentados por fóruns e dados pertinentes ao assunto.

       E entre as demais caracteristicas estão aí são muito diferentes esse dois sites sociais . E você , qual deles prefere?


Nenhum comentário:

Postar um comentário